segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

enquadra pt.2: refletindo um pouco sobre o design do jogo + demo 0.5 disponível

terminei uma versão jogável com duas pessoas, faltando agora fazer a inteligência artificial. isso significa que não consegui jogar direito ainda, visto que não tem ninguém para jogar comigo aqui, uso a versão de dois jogadores puramente para testar o sistema, mas já comecei a pensar certas coisas sobre o design do jogo.

a intenção com o enquadra era pegar a ideia base do mesa posta, peças de jogo da velha que vão perdendo vida com o tempo até serem removidas, e tentar tornar o jogo mais tático ao fazer as peças perderem vida apenas quando são movidas novamente. isso dá espaço pro jogador planejar o ritmo com que as peças se degradam e tentar renovar seus pontos de vida com a habilidade de outras peças.

o que achei interessante até agora: as peças se travam quando são avizinhadas em lados opostos por peças do oponente. visto que o tabuleiro é bem apertado, as peças são constantemente travadas e destravadas. eu gosto da densidade do efeito de cada peça. quando uma peça é movida para um novo espaço, ela aciona sua habilidade, provavelmente tendo efeito ao redor da sua nova célula, potencialmente chega mais perto de formar uma linha de três e tanto trava quanto destrava novas peças do oponente.

porém, o fato das peças serem mais duradouras, algo que deveria tornar o jogo mais tático, também parece tornar bem fácil a formação de uma linha de três peças. no mesa posta eu me sentia constantemente tendo que salvar peças com 1 ou 2 de vida para terminar a linha. aqui as peças parecem nunca chegar nesse ponto. estou considerando tornar os ataques mais fortes e agressivos, ou fazer as peças iniciarem o jogo com menos pontos de vida.

eu só vou realmente conseguir perceber isso quando terminar a inteligência artificial e conseguir jogar de vez, mas me parece que vai ter um problema de design bem fundamental para resolver.

também mudei o pacote de assets que usei no mesa posta. visto que a peças naquele jogo nunca se moviam novamente depois de serem posicionadas, a temática do pratos de comida parecia apropriada, mas para o enquadra, em que as peças são mais ativas, decidi mudar para um pacote de criaturinhas. o resto dos gráficos do jogo ainda estão os mesmos, só vou terminar isso depois de finalizar a parte de programação e design.

o jogo só possui a versão de dois jogadores até agora, as instruções ainda são as antigas do mesa posta, os gráficos tão uma bagunça e eu não boto minha mão no fogo pelo design por enquanto, mas se alguém quiser testar a versão meio do caminho, o zip tá aqui no drive: https://drive.google.com/drive/folders/19IOV6vYRU2YtUDCkdDm0CSh2XFuSVVbE?usp=sharing

 

alguns turnos sendo jogados da partida de dois jogadores

 

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