em preparação para um projeto de narrativa interativa e procedural, eu reli e reassisti alguns materiais muito importantes para mim sobre o assunto e aproveitei para organizar aqui o que eu acho de mais fundamental, caso alguém possa fazer fruto disso como referência bibliográfica.
eu pendo mais para técnicas e estruturas mais controladas e autorais, como sunless skies e fallen london, e menos para métodos mais simulacionistas, como dwarf fortress, então isso fica refletido na seleção.
recomendo também de modo geral os designers e desenvolvedores Cat Manning, Emily Short, Jason Grinblat, Jon Ingold, Liz England, Max Kreminski, Tanya X. Short e Tarn Adams. além do crítico e gm de rpg Austin Walker.
- Practical Procedural Generation for Everyone
provavelmente a melhor introdução sobre o assunto? o conceito das 10.000 tigelas de aveia que a Kate Compton criou é citado infinitamente por qualquer pessoas que fala sobre isso.
- Applying Filters to Character Dialogue
aplicando filtros em textos e diálogos gerados proceduralmente para que eles expressem um personagem bêbado, ou animado, ou bravo, etc.
- Writing Modular Characters for System-Driven Games
trata do processo de compor personagens através de partes modulares (características, profissão, etc), como escolher quais delas dispor pro jogador e modelos de composição para tornar os personagens compostos mais significativos e menos aleatórios.
um fala muito densa, importante e rica eu acho. fala de um modo geral como significado é expresso por sistema de geração procedural narrativo, técnicas de composição para criar sistemas que gerem certas histórias pretendidas pelo autor e o conceito de "story volume", que para mim é vocabulário fundamental para tratar de narrativa procedural e interativa.
- Tarot Based Narrative Generation
o modo como cartas de tarot funcionam como pequenos monemas narrativos que instigam a formação de narrativas. acho mais inspirador que tecnicamente útil, mas ainda assim sempre me instiga muitas ideias.
- Five Strategies For Collaborating With A Machine
uma das falas mais importantes da lista, na minha opinião, sobre um dos projetos mais interessantes de geração procedural. o próprio conceito de colaborar com um máquina é altamente poético. os cinco naipes/ princípios compositivos que ela delineia aqui foram um divisor de águas muito grande no meu entendimento de geração procedural.
- Beyond Branching: Quality-Based, Salience-Based, and Waypoint Narrative Structures
se a fala de cima foi um divisor de águas em termos compositivos, essa postagem foi a coisa mais determinante para mim em questões estruturais. as estruturas descritas aqui foram o que mais atraiu na área até agora e me norteiam completamente em termos práticos.
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