quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

ideias avulsas 02: referências textuais sobre narrativa procedural e interativa

em preparação para um projeto de narrativa interativa e procedural, eu reli e reassisti alguns materiais muito importantes para mim sobre o assunto e aproveitei para organizar aqui o que eu acho de mais fundamental, caso alguém possa fazer fruto disso como referência bibliográfica.

eu pendo mais para técnicas e estruturas mais controladas e autorais, como sunless skies e fallen london, e menos para métodos mais simulacionistas, como dwarf fortress, então isso fica refletido na seleção.

recomendo também de modo geral os designers e desenvolvedores Cat Manning, Emily Short, Jason Grinblat, Jon Ingold, Liz England, Max Kreminski, Tanya X. Short e Tarn Adams. além do crítico e gm de rpg Austin Walker.

Practical Procedural Generation for Everyone

provavelmente a melhor introdução sobre o assunto?  o conceito das 10.000 tigelas de aveia que a Kate Compton criou é citado infinitamente por qualquer pessoas que fala sobre isso.


- Applying Filters to Character Dialogue

aplicando filtros em textos e diálogos gerados proceduralmente para que eles expressem um personagem bêbado, ou animado, ou bravo, etc.

 

Writing Modular Characters for System-Driven Games

trata do processo de compor personagens através de partes modulares (características, profissão, etc), como escolher quais delas dispor pro jogador e modelos de composição para tornar os personagens compostos mais significativos e menos aleatórios.


- Meaning Alchemy

um fala muito densa, importante e rica eu acho. fala de um modo geral como significado é expresso por sistema de geração procedural narrativo, técnicas de composição para criar sistemas que gerem certas histórias pretendidas pelo autor e o conceito de "story volume", que para mim é vocabulário fundamental para tratar de narrativa procedural e interativa.

 

 - Tarot Based Narrative Generation 

o modo como cartas de tarot funcionam como pequenos monemas narrativos que instigam a formação de narrativas. acho mais inspirador que tecnicamente útil, mas ainda assim sempre me instiga muitas ideias.

 

Five Strategies For Collaborating With A Machine

uma das falas mais importantes da lista, na minha opinião, sobre um dos projetos mais interessantes de geração procedural. o próprio conceito de colaborar com um máquina é altamente poético. os cinco naipes/ princípios compositivos que ela delineia aqui foram um divisor de águas muito grande no meu entendimento de geração procedural.


- Beyond Branching: Quality-Based, Salience-Based, and Waypoint Narrative Structures

se a fala de cima foi um divisor de águas em termos compositivos, essa postagem foi a coisa mais determinante para mim em questões estruturais. as estruturas descritas aqui foram o que mais atraiu na área até agora e me norteiam completamente em termos práticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Floreio, minha gramática de geração procedural de texto

Gostaria de falar um pouco da ferramenta de geração procedural de texto por gramática de substituição que eu venho desenvolvendo na Unity pa...