quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

bate-bate pt.7: alguns pontos sobre o design do jogo até agora

- a dinâmica de movimentação durante a fase de administração é divertida. tentar manipular os inimigos para se posicionarem onde você quer, levando em conta que lutadores ofensivos, defensivos e de suporte tem um comportamento previsível e manipulável. tentar "circundar" os inimigos para pegar um inimigo fraco de suporte "por trás" e evitar ataques de inimigos fortes.

- a dinâmica básica da rodada de combate, com as células criando uma cadeia/corrente de contatos, você torcendo para que a corrente chegue aonde você quer, cria uma série de pequenos momentos de expectativa, triunfo ou decepção que cria uma base sólida e divertida mesmo quando as considerações estratégicas ainda não são tão complexas ou variadas.

- o jogo perde seu ritmo característico quando o jogador não faz movimentos na rodada de administração, iniciando outra rodada de batalha imediatamente com o campo na mesma configuração. estou considerando forçar o jogador a fazer pelo menos um movimento antes de poder começar de novo, dando aos oponentes a oportunidade de reagir, criando o "back and forth".

 - o jogo fica muito chato em cenário com apenas um ponto de contato entre os aliados e os inimigos, com dois lutadores ofensivos se atacando com lutadores de apoio atrás deles. o jogo precisa de uma malha mais complexa de lutadores para que a cadeia/corrente de contatos seja interessantes.

- no final de uma batalha bem sucedida, em que só sobra um único oponente, mas múltiplos lutadores aliados, pode ocorrer o caso de uma série de contatos entre os aliados sem nunca atacarem o oponente. ao invés dos aliados carregarem um grande ataque excitante contra o inimigo, ele pode nunca chegar a ser atacado antes da rodada acabar, o que é bem chato.

- ao mesmo tempo, batalhas com muitos inimigos e poucos aliados, mesmo quando balanceado, pode ser frustrante pelo tempo que demora, com os oponentes fazendo infinitos contatos um com o outro.

- as batalhas atuais, quando funcionam bem, são relativamente curtas, 2-3 rodadas de combate. isso é um pouco rápido demais, mas batalhas mais longas precisariam da possibilidade do jogador poder botar lutadores novos e recolher os lutadores do campo, com o jogo spawnando inimigos novos, para ficar variado e excitante. no momento é melhor batalhas mais curtas.

- preciso explorar melhor lutadores com potencial tanto ofensivo quanto de suporte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Floreio, minha gramática de geração procedural de texto

Gostaria de falar um pouco da ferramenta de geração procedural de texto por gramática de substituição que eu venho desenvolvendo na Unity pa...