segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

jogo da velha pt.1: tentando aditivar o jogo da velha

comecei recentemente um side project pequeno para tentar adaptar o jogo da velha em um jogo mais funcional e estratégico.

os jogadores posicionam peças em um tabuleiro de 4x4 com o objetivo de formar uma linha de 3 peças na vertical, diagonal e horizontal. cada peça possui uma certa quantidade de força. depois do turno de cada jogador, todas as peças em campo perdem um de força, dessa forma todas as peças em campo serão eventualmente removidas a não ser que o jogo termine antes. cada peça tem um poderzinho que envolve adicionar força a peças aliadas, remover força de peças inimigas ou adicionar força a si. cada jogador tem o mesmo set de peças em um deck e uma mão aberta de peças para jogar, ganhando uma nova do seu "deck" sempre que descer alguma.

o objetivo do jogo é portanto posicionar as peças levando em consideração a sua necessidade de formar uma linha de três peças, bloquear as linhas do oponente e tomar vantagem do efeito da peça jogada tudo ao mesmo tempo.

meu chute para deixar o jogo mais estratégico e divertido que o jogo da velha é que um campo de 4x4 torne mais difícil frustrar uma linha do jogador, já que ele terá dois lados para posicionar as peças ao invés de só um, e que uma mão aleatória de peças leve o jogador a precisar improvisar e leve a partidas variadas. além disso, a remoção eventual de todas as peças leva o jogador a precisar considerar a dimensão do tempo além do espaço do tabuleiro. entretanto, ainda não consegui testar muito o protótipo atual.

postarei updates ocasionais sobre esse protótipo e eventualmente umas versões jogáveis.


screenshot do jogo no estado atual
a mão do jogador 1 (azul) e do jogador 2 (vermelho) de cada lado com o tabuleiro no meio

 

(assets temporários de pokemon)


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