segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

bate-bate pt.9: arquétipos de lutadores

tendo começado a jogar o protótipo para valer, comecei a perceber certos arquétipos que se destacam na hora de elaborar os lutadores e comecei a pensar nisso conscientemente para dar um norte no processo de elaborar lutadores e golpes novos.

 

enxame:

inimigos que sempre se apresentam em grandes números, sendo mais fracos que a média pra o seu nível. ganham buffs ou vida em contatos aliados, se beneficiando de seus grandes números e enfraquecendo conforme o jogador vai removendo seus aliados e os separando.

 

guerreiro independente:

personagens que não precisam de aliados para dar apoio, podendo ficar isolados sem enfraquecer. potencialmente ganham buffs ou vida em contatos agressivos, se beneficiando mais de contato com inimigos que aliados.


canhão de vidro:

tem ataques muito fortes, mas pouquíssima vida. quando controlados pelo jogador, costumam precisar de um manuseio mais estratégico. são colocados na linha de frente para causar muito dano e depois recolhidos para longe do oponente para serem curados antes de perder toda a vida.


aoe:

personagem com um golpe secundário de ataque em área, provavelmente bem mais forte que seu golpe primário. lutadores agressivos provavelmente tem mais hp que a média pro seu nível e tipo para aguentar vários contatos com o oponente.


armadilha:

inimigos que possuem golpes primários fracos, mas golpes secundários que infligem dano ou debuff. acabam causando mais dano quando são atacados que quando deixados em paz.


tank:

personagens defensivos, capacitados para aguentarem ataques de múltiplos inimigos ao mesmo tempo. possuem ou um hp muito grande, muito buff de defesa ou golpes que curam a si próprios.


suporte:

um personagem que oferece suporte a seus aliados através de cura ou buffs. frequentemente não possui golpes ofensivos.


mártir:

um personagem que gera benefícios a seus aliados adjacentes ou malefícios a seus inimigos adjacentes quando atacados. jogador portanto quer que esse personagem seja atacado para benefício de seus outros lutadores.


bateria:

personagem com alto potencial de concentrar buffs através de seus golpes secundários. idealmente concentra esse buffs o máximo possível antes de usar o efeito realizando ataques ou sofrendo ataques.

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