a IA começa escolhendo aleatoriamente uma de suas peças disponíveis para jogar e depois avalia o campo para escolher a melhor célula onde botar, levando em consideração a possibilidade de formar uma linha, impedir o oponente de fazê-lo e se beneficiar do poder da peça.
a IA não estrategiza de verdade, toma uma ação por vez sem planejar a próxima, mas visto que já é difícil conseguir ganhar, apesar de não ser difícil de evitar perder, não achei necessário que ela jogasse melhor que isso, pelo menos por agora.
na hora de analisar o campo a IA avalia todas as linhas de três células possíveis, uma a uma, e pontua as células vazias dependendo da possibilidade de conseguir formar uma linha sua ou impedir uma linha do oponente. no final do processo a célula com maior pontuação é escolhida e a IA joga sua peça nela.
um espaço vazia ganha uma certa pontuação se fizer parte de uma linha com uma outra peça da IA e uma pontuação bem maior caso faça parte de uma linha com duas peças, sendo a peça que falta para formar um conjunto de três. o mesmo é feito avaliando as peças do oponente, se a linha tiver duas peças do oponente, o espaço vazio ganha uma pontuação alta para levar a IA a impedir o oponente de ganhar.
cada espaço vazio também é pontuado dependendo do efeito da peça escolhida. certos efeitos retiram força de inimigos adjacentes ou adicionam força a aliados adjacentes. efeitos que dependem da posição da peça no campo e de seus vizinhos possuem tags que levam a IA a levar as peças adjacentes em consideração. peças que danificam os inimigos adjacentes por exemplo, dão pontos a um espaço vazio por cada inimigo adjacente a ele.
explicação do processo de pontuação de um único espaço vazio de acordo com todas as linhas de três peças em volta dele |
todas as linhas de três peças analisadas pela IA, em ordem |
.
Sem comentários:
Enviar um comentário