terça-feira, 26 de janeiro de 2021

jogo da velha pt.4: nome do joguinho e minha impressão sobre o resultado do experimento

depois de escolher os sprites de comida, desenvolvi o resto da estética do jogo em volta deles e por fim decidi chamar o jogo de Mesa Posta em português e Table Setting em inglês. essa parte foi meio difícil pois costumo começar um jogo tendo uma ideia muito clara da estética que eu quero, mas como esse jogo era altamente abstrato eu acabei sentindo que toda escolha que eu fazia quanto ao tema, estética ou título era muito arbitrária e acabei me contentando com algo que parecesse pelo menos decente só para poder prosseguir com o desenvolvimento.

 

quanto ao design do jogo eu acho que num certo grau o resultado foi interessante, pelo menos mais que o jogo da velha. eu gosto muito da consideração de tempo, ter que levar em questão a remoção eventual de todas peças, acho que foi o maior sucesso aqui e quero explorar isso mais vezes.

uma partida é bem curtinha, quase do grau de um jogo da velha normal, porém dependendo muito da qualidade da reação da IA. acho interessante que as vezes vários turnos levavam a nada, com as peças sendo todas removidas, mas ainda conseguia me reestabelecer e ganhar eventualmente. acho muito legal essa coisa do jogo não estar necessariamente "avançando" constantemente, como em um jogo da velha normal ou a maioria dos jogos de tabuleiro, em que pontos estão sendo constantemente acumulados, ou peças sendo constantemente adicionadas ou removidas, até que se chegue num fim inevitável.

vários turnos podem se passar sem nada ter sido estabelecido de forma duradoura. o jogo é mais um fluxo constante de configurações passageiras de peças que podem, eventualmente, atingir um estado de vitória, mas não de forma inevitável. entretanto, é um jogo muito curtinho para explorar isso de verdade e as vezes a IA só não reage muito bem e ele acaba de uma forma bem direta e linear. você bota 3 ou 4 peças e é isso. quero tentar voltar nisso no futuro.

vale lembrar que por conta da quarentena eu não tive a oportunidade de tentar o modo multiplayer com dois jogadores, só joguei contra a IA.


para finalizar algumas screenshots do look final do joguinho :)


o título do jogo


uma partida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Floreio, minha gramática de geração procedural de texto

Gostaria de falar um pouco da ferramenta de geração procedural de texto por gramática de substituição que eu venho desenvolvendo na Unity pa...