sábado, 6 de fevereiro de 2021

ideias avulsas 01: trabalhos em interface e composição de tela que me orgulham

vou deixar alguns trabalhos que fiz anteriormente com interface e composição de tela que eu particularmente gosto bastante. é tudo bem amador :P mas me dá satisfação de olhar.

eu gosto muito da ideia de pensar em cada tela como uma composição. gosto quando a interface é destacada, ou o jogo é pura interface e não existe mais uma distinção entre o mundo do jogo e uma interface que vai por cima tentando não obstruir ou se sobressair demais. colagens, quadrinhos e jogos antigos de PC são uma inspiração generalizada aqui.

os jogos estão apresentados aqui em ordem cronológica.

 

lick my eyeballs

o primeiro joguinho que eu fiz, numa game jam com amigas. o jogo é basicamente senha, mas a senha que você forma é uma combinação de vídeos do youtube. gostei muito do olhão, o botão que você aperta para inserir a senha ao expor o sujeito aos vídeos escolhidos. gosto do espaço que um botão está ocupando na tela. um interesse grande meu na hora de organizar a UI foi pensar nela como uma colagem de artefatos, botões, informação, sem uma área de jogo principal.

 

tela do jogo com quatro vídeos do lado esquerdo e um grande olho de pixel art no lado direito

 

 

treco

outro joguinho de gamejam feito com amigas. continuando a pensar no encaixe dos elementos da ui, em treco, quando você abre o mapa, ele deita em cima da maleta com seus itens.


comento em que o jogador abre o mapa do jogo, levando uma maleta a fechar quando o mapa abre sobre ela



interstellar rising

continuando dos primeiros joguinhos que fiz em jams, explorei mais a ideia de organizar a interface como várias caixinhas sem que nenhuma delas fosse a área principal do jogo. a interface é o próprio jogo, ela não fica por cima dele.

o desafio aqui foi pensar numa estética rápida de se fazer, mas que ainda fosse dinâmica. minha solução foi animar coisas puramente gráficas. entre esse floreios estão os pequenos gráficos que aparecem constantemente pela tela, as linhas de conexão entre as caixas da interface, os círculos azuis que representam suas traits e giram constantemente e uns glitchs que podem rolar na interface quando você abre uma tela nova.


tela no jogo representando um lugar, com uma vista panorâmica de prédios


tela no jogo onde é possível entrar em contato com outros personagens, aparecendo um retrato deles em rotoscopia


tela no jogo demonstrando o glitch nas caixas da interface


outra coisa que gostei foram botões em forma de faixas que deslizam para o lado quando você passa o mouse por cima. é capaz que a inspiração tenha sido Maiden and Spell, mas não lembro ao certo quando esse jogo saiu, talvez seja coincidência.


tela de seleção de nome, em que o botão de mudar ou confirmar são essas faixas



yorocutai

minha ideia para a interface desse jogo era emular/ me inspirar por livros, tanto na questão dos floreios estéticos quanto em organizar a sucessão das telas de forma linear, uma depois da outra como páginas de um livro, incluindo um index no meio.


as telas do jogo sendo passadas ao clicar nos cantos inferiores da tela
as telas-páginas em sucessão


também tenho carinho por esse momento, em que você avança o jogo temporalmente. gosto muito que as pequenas rodinhas nos relógios param enquanto o sol avança.


o jogador clica em uma roda em formato de sol na parte superior da tela, que começa a girar fazendo vários relógios avançarem


gostei bastante das nuvens girando em volta da ilha, tentei dar uma sugestão poética de um horizonte.


representação da ilha onde se passa o jogo com nuvens girando em círculo em volta dela



autonomous agent aramis

acho que um elemento desse jogo que gostei bastante foi o fato de que o menu superior permanece quando você abre novas janelas. queria que o jogo parecesse a interface que o operador do robô gigante usa, ou desse essa sugestão de leve. tentei fazer associações com um browser de internet por exemplo.


o usuário passando pelas várias páginas do jogo pelo menu superior

 

também gosto muito da temática visual das medalinhas rodando.


tela de título do jogo, o usuário passa o mouse pelo menu e medalinhas começam a girar do lado de cada opção




bem, foi isso :3

acabei apresentando quase todos os jogos que já fiz jskshsk, consequentemente a qualidade varia muito, mas queria salientar pelo menos um aspecto em cada que eu achei legal.

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