quinta-feira, 1 de abril de 2021

balanço de março/2021

o mês de março foi bem complicado, não consegui nem jogar muitos jogos, nem ler muita coisa e acabei priorizando meus próprios trabalhos. também não tive muita energia para escrever muita coisa sobre cada item nessa lista, então peço perdão se for um pouquinho sem graça.

 

jogos que joguei:

- Glue Tactics

um jogo que eu tenho inveja de não ter feito hsjshsk. adorei a ideia de criar essas peças de xadrez mutantes combinando a movimentação de todas as partes, mas tendo que lidar com uma peça de formato cada vez mais estranho. uma ideia desenvolvida até onde precisava.


- Luck be a Landlord

outro jogo que me dá inveja e desenvolve uma ideia interesse até onde precisa, sem excessos ou encheção de linguiça. a combinação de deckbuilding com um caça níqueis, explorando de forma pura a dimensão do gênero deckbuilding como a construção de um espaço de possibilidade no seu deck que é efetivada pelo caça níqueis sem sua interferência, é algo que já explorei de um jeito diferente e eu simplesmente adoro.


- Loop Hero

eu adoro os sistemas que compõe o jogo, deckbuilding, idle-games, montar um campo com tiles, e realmente gostei muito das poucas partidas que eu joguei, mas não sinto a necessidade de prosseguir muito mais. talvez o jogo não desenvolva suas mecânicas de um jeito que justifique mais do que poucas partidas ou talvez eu só não esteja num momento de lidar com jogos muito longos.

 

- Blaseball

tinha uma expectativa muito grande com blaseball e sinceramente fiquei um pouco decepcionada, mas eu também não tinha a energia para me envolver muito bem com o aspecto social que todo mundo aponta como uma das partes mais legais. entretanto, gostei muito da forma como o jogo lidou com a interação do jogador com o sistema procedural e com a parte idle-game, através dos itens que reagem aos eventos das partidas. gostei muito dessas mecânicas e quero fazer uma postagem sobre isso, trazendo um pouco umas ideias que já cheguei a explorar em uns protótipos.


leituras que li:

A call for video game neorealism

- The powerful presence of non-presence in "Out For Delivery" by Yuxin Gao, Lillyan Ling, Gus Boehling

li o primeiro texto anos atrás quando foi escrito e tive vários problemas com ele, do mesmo modo que tenho vários problemas com o neorealismo, mas o segundo texto referencia o primeiro em um contexto concreto que eu acho mais interessante.


- bugsnax: como punir curiosidade

sempre sinto um buraco no meu entendimento de design de jogos na área de level design então gosto de ler textos que tratem do design de espaços ou exploração.


- Shaders For Game Devs

uma série de vídeos sobre programar shaders na unity. altamente recomendado. bem técnico. não tem muito o que falar.


- prophet goddess on the unrealized possibility of procedural generation

um episódio alto contido de podcast que trata em grande parte sobre geração procedural. queria ter energia para escrever mas que isso hsshsks.


projetos pessoais:

tinha ficado levemente desmotivada com o bate-bate por não ver o projeto mudar substancialmente há um tempo. muito coisa nele mudou e melhorou, mas a estrutura permanecia sempre a mesma enquanto eu fazia ~conteúdo~ e isso me passava a sensação de falta de progresso. acabei focando bastante em projetos secundários na segunda metade do mês, mas comecei agora a trabalhar num update do bate-bate que vai avançar consideravelmente o jogo para o que vai ser sua estrutura final e isso já tem me motivado para trabalhar nele de novo.

conseguir enfim mostrar o projeto narrativo, algo que eu estava planejando a muito tempo, e poder começar o projeto do pet virtual me deixou muito contente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Floreio, minha gramática de geração procedural de texto

Gostaria de falar um pouco da ferramenta de geração procedural de texto por gramática de substituição que eu venho desenvolvendo na Unity pa...