iniciei esse projeto para começar a explorar uma mecânica que quero muito utilizar em uma variedade de jogos daqui para frente, um gráfico de pontos que o jogador constrói como construiria um deck em um deck-building e depois percorre e explora para acionar seus efeitos. o equivalente a cartas nessa analogia são os próprios pontos, cada um com seu efeitinho.
para começar a explorar essa mecânica e o modo como posso implementá-la, comecei um projetinho bem simples para testar esse gráfico de forma quase isolada. fui pensando em ideias até chegar nessa, um joguinho de pet virtual, em que que o "funcionamente" do seu pet se dá através da exploração desse gráfico.
vou explicar de forma concreta a estrutura básica. você está construindo-cuidando de um homúnculo, continuamente agregando novas partes e substâncias a ele, o que te leva a adicionar novas "funções" à sua constelação. uma função é um ponto nessa constelação e representa alguma forma de função corporal ou psicológica que esse homúnculo realiza. a cada "momento" ou turno do jogo, o próprio homúnculo vai escolher uma nova função adjacente à função atual (há sempre uma função ativa) e ativar seu efeito. isso seria então uma representação do homúnculo funcionando enquanto organismo.
uma função normalmente vai mudar os valores das quatro substâncias (sangue, fleuma, bílis amarela e bílis preta) ou sua fome. cuidar desse homúnculo implica em conseguir balancear esses cinco valores, que não devem ficar nem muito baixos nem muito altos, tendo consequências fortes para o bichinho. o homúnculo acumula fome todo turno e saciar ela é uma motivação primária para agregar novas partes a ele. com menos frequência, essas partes novas vão adicionar ou remover funções da constelação do homúnculo, ou formar/ quebrar conexões.
o homúnculo não ativa apenas o ponto que acabou de visitar, mas todos os últimos quatro, formando um pequeno combo. quando funções de um mesmo tipo (mas não necessariamente a mesma função exata) são ativadas juntas num combo, seu efeito é mais forte. o motivo disso é levar o jogador a planejar a posição dos pontos, para criar oportunidades de combos benéficos.
ao longo do jogo você vai montando essa constelação de pontos, adicionando e removendo eles, formando conexões, criando assim um espaço de possibilidade, mas o seu bichinho, enquanto um ser independente, percorre esse gráfico por conta própria, efetivando apenas um dos caminhos possíveis.
esse jogo e essa mecânica partem muito do meu apresso por jogos deck-building, mas como já falei anteriormente nesse blog, não me agradam mecânicas em jogos que dão ao jogador múltiplas opções de coisas para fazer, ou poderzinhos para ativar, de forma simultânea. como se fossem brinquedos em um balde, para ele pegar e usar a hora que quiser. então queria testar algo meio deck-building em que as cartas tivessem relações específicas entre si.
penso que essa mecânica da constelação de pontos pode ser explorada de dois modos, com dois resultados poéticos e estéticos. quando alguma entidade no jogo explora esse gráfico automaticamente, vira um questão de você criar um espaço de possibilidade para depois observar a forma, dentre muitas opções, como ele foi efetivado. um vai e volta entre você e essa entidade independente que tem vida própria. meio god game. quando você mesmo explora o gráfico que você montou, fazendo seu caminho, vira uma questão de montar esse instrumento para depois precisar performá-lo.
o jogo vai ter essa temática meio gótica e medieval. tenho umas ideias especificas para a estética que remetem a jogos passados em que usei gráficos coloridos bem lineares em contraposição a um fundo preto. por isso também as quatro substâncias que você precisa balancear remetem à teoria dos quatros humores.
é provável que ele vá ser bem aberto, sem objetivos explícitos, mais um brinquedinho digital que um desafio. acho que isso me deixa mais livre para explorar essa mecânica pela primeira vez e brincar com ela sem me estressar com balanceamento e coisas do tipo.
gravei uma demonstração da estrutura desse joguinho até agora. não tem nada final por enquanto, só o sistema:
Sem comentários:
Enviar um comentário