segunda-feira, 5 de abril de 2021

15 soldados pt.1: meu primeiro protótipo de jogo analógico

esse é meu primeiro design analógico que acaba sendo funcional. não consegui fazer muito play-test, nem com muitas pessoas, mas como isso não vai ser viável com a quarentena, já vou botar esse jogo para jogo mesmo nesse estado pouco testado.


sumário das regras

um jogo de carta para dois jogadores, bem curtinho, com 20 cartas para cada jogador.

os jogadores duelam pelo controle de cinco campos de batalha, cada um valendo uma quantia crescente de pontos. no final do jogo, ganha quem tiver a maior quantidade de pontos dentre os campos de batalha em que venceu.

um jogador ganha em um campo de batalha se, no final do jogo, totalizar a maior quantidade de pontos com os soldados que tiver designado nesse campo de batalha. todo soldado tem um valor numérico de 1 a 15 e um poder especial que pode ser acionado quando o jogador joga ele em um campo de batalha.

no deck de ambos os jogadores há cartas de tempo junto às cartas de soldado. quando um jogador compra uma carta de tempo do seu deck, ele revela ela ao invés de botá-la na sua mão. quando ambos os jogadores, juntos, tiverem comprado 7 cartas de tempo, o jogo acaba na hora.

entretanto, a qualquer momento um jogador pode escolher desistir de um campo de batalha. ele dá a vitória desse campo pro oponente, mas pode recolher todos os soldados que tiver jogado nele. os soldados do oponente ficam trancados no campo de batalha cedido e não podem ser movidos ou recuperados por qualquer motivo.





meus objetivos com o jogo

queria fazer um jogo leve e rápido que permitisse que os jogadores fizessem jogadas surpreendentes e dramáticas, podendo virar o jogo várias vezes. dessa forma, botei os jogadores para competir em cinco campos ao mesmo tempo, dessa forma os jogadores podem virar o jogo em um campo de batalha de forma dramática sem a partida no geral ser tão instável, já que é um campo apenas.

entretanto, essa virada de jogo pode vir através do poder das cartas, quase todos envolvendo você mover soldados para outros campos de batalha, então os campos ainda estão conectados.

quero que a possibilidade de ceder um campo ao oponente tenha dois efeitos. o primeiro é permitir a um jogador reaver várias cartas de uma vez, mudando subitamente os soldados que ele pode designar a outros campos de batalha e os revezes que isso pode causar.

a segunda é criar uma momento de tensão toda vez que um jogador toma a frente em um campo de batalha. se você toma uma vantagem pequena é bem mais fácil ao oponente roubar a vantagem de você, possivelmente no finalzinho do jogo, sem te dar a oportunidade de pegá-la de volta, em compensação, se você envia bem mais soldados que o necessário, o oponente pode ceder aquele campo travando todas essas cartas.

no geral quero que esse seja um jogo de blefe e push your luck, onde os jogadores tentam prever onde o oponente está mais comprometido e quanto, para tentar ganhar com a menor vantagem possível, sem desperdiçar seus soldados. com a possibilidade dos jogadores fingirem se comprometer com um campo de batalha para então desistir dele, travando várias cartas do oponente, ou movendo subitamente seus soldados para outro campo, virando o jogo lá.


opiniões e comentários

fiquei surpresa com a quantidade de partidas que eu gostei e os momentos de tensão e estratégia que rolaram no geral. gostei bastante também do quão curtinhas eram as partidas.

ainda me incomoda um pouco a falta de consistência, várias partidas eram muito qualquer coisa, mas eu adoro magic e tenho partidas medíocres com frequência. o tempo curto ajuda bastante nesse sentido também, uma partida ruinzinha não dura muito.

algo que me incomoda entretanto é que o final do jogo as vezes é pouco dramático. queria que acontecesse subitamente para manter uma tensão constante conforme as cartas de tempo fossem acumulando e ninguém soubesse quando seria a última, mas vezes quando isso rola o jogo meio que só acaba do nada e é isso? nada de muito interessante aconteceu?

essas cartas de tempo são algo que me fazem pensar um pouco. eu gosto da mecânica, que o jogo progride constantemente até o final e portanto não pode se arrastar, mas que o final dele ainda chega de forma surpreendente, mas lidar com as cartas é mais chatinho do que eu queria para um jogo leve e rápido. o que rola no momento é que você embaralha seu deck só com os soldados, compra sua mão, depois embaralha as cartas de tempo e começa o jogo. parece um procedimento muito complexo e demorado para o jogo que se sucede. fora que para garantir que as cartas de tempo fiquem bem distribuídas no deck e não venham várias de uma vez, o procedimento pode acabar sendo ainda mais demoradinho.

apesar dessas considerações, eu gostei do jogo e quero continuar a trabalhar nele.





versões jogáveis

eu botei tantos as regras detalhadas quanto os componentes para impressão no drive. quero fazer um mod no tabletop simulator no futuro, mas preferi me familiarizar com o programa antes disso.

como eu não consegui fazer um playtest apropriado, em função da quarentena, eu não tenho certeza se as regras e os esquemas visuais conseguem explicar o jogo plenamente, então agradeço não só possíveis playtesters, mas também qualquer pessoa que se disponibilize a ler as regras só pra me informar se daria para começar uma partida com isso.

link pro drive: https://drive.google.com/drive/folders/1uIRsczWmkRsmn8DDjsgU_a7Zs8JDZSPu?usp=sharing 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Floreio, minha gramática de geração procedural de texto

Gostaria de falar um pouco da ferramenta de geração procedural de texto por gramática de substituição que eu venho desenvolvendo na Unity pa...