sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

bate-bate pt.2: rodada de administração

assim como tft, o jogo intercala uma rodada de batalha com uma rodada de administração, em que o jogador pode mexer nos seus personagens para botá-los na condição ideal para batalha. no momento isso envolve apenas mudá-los de posição, mas futuramente pode ser possível retirar bonecos de campo, colocar bonecos novos, usar itens de cura ou buff.

entretanto, toda vez que o jogador realizar uma ação, o jogo realiza uma em seguida. no momento isso também só envolve os bonecos inimigos se mexendo, mas no futuro quero que eles também possam ser curados ou que inimigos novos spawnem em campo. essas ações seriam aleatórias e imprevisíveis, dentro de uma gama de opções.

apesar da batalha ter um elemento aleatório grande, o momento de administração tem uma importância estratégica grande já que a posição dos bonecos um relação ao outro e aos elementos do campo vão definir a probabilidade das coisas acontecerem. um boneco com um único vizinho vai sempre ativar ele quando ele próprio for ativado, um boneco com quatro vizinhos é muito mais imprevisível, mas também tem mais chances de ser ativado.

a ideia é adicionar um elemento tenso de push your luck e reproduzir os temas do jogo no geral, de imprevisibilidade e expectativa, para que seja interessante pro jogador de assistir o próprio jogo. na rodada de administração o jogador coloca as peças em jogo e depois se afasta e assiste o desenrolar da trama na rodada de batalha. push your luck porque a gama de ações que o inimigo pode realizar vai ter graus muito variados de intensidade. se o inimigo só curar de leve um boneco, isso atrapalha o jogador bem menos que um inimigo novo surgir com a vida cheia. isso significa que a cada ação que o jogador realizar ele arrisca ainda mais que o jogo selecione uma ação muito ruim para o inimigo realizar.

 

 

(assets temporários ripados de pokemon e cadence of hyrule)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Floreio, minha gramática de geração procedural de texto

Gostaria de falar um pouco da ferramenta de geração procedural de texto por gramática de substituição que eu venho desenvolvendo na Unity pa...